segunda-feira, 15 de março de 2010

Tuca Parma e Casa das Artes

O jovem Tuca Parma mostra seu trabalho no Museu de Belas Artes de Cataguases entre os dias 12 de março e 09 de abril. Ele tem 28 anos e recentemente reuniu diversos artístas da região de Ouro Preto em um local exclusivo para  produção e venda de peças comtemporâneas que enriquecem a arte sacra brasileira.

A Casa de Artes fica próxima a Igreja São Francisco de Assis, na cidade histórica. Essa condição inspira escultores de madeira e pedra sabão, essa última, aliás, ganha um valor especial com a turma de Tuca Parma. Uma das artesãs desenvolve um trabalho com pó da pedra que é matéria prima em Outro Preto. "É o São Francisco ecologicamente correto", brinca Maria Vitória Guerreiro Marçal, ela explica que todo o resto da pedra sabão era desperdiçado, então, com a ajuda de Tuca criou os simpáticos santinhos e seus pássaros em diversas posições. "É uma modelagem sensível e a escolha de São Francisco deve-se ao fato dele ser um santo popular. É um privilégio estar no Museu de Belas Artes de Cataguases, pois no início nossas obras eram expostas na rua e agora é a primeira exposição itinerante da nossa casa".

Quem visitar a exposição  perceberá as diferentes visões de um mesmo lugar com técnicas artísticas diferentes.
"Muitos artístas nos procuram e outros são descobertos. A Casa de Artes é um ateliê democrático", ressalta o marchand Josimar César Guimarães, que representou o artísta Tuca Parma na noite de lançamento da exposição.


Outros nomes que figuram as salas do Museu são Antônio dos Anjos, Inácio Santeiro,Tonico dos Telhados e Mauro Rocha.

Um comentário: